No silêncio e tranquilidade das planícies alentejanas os alunos terão oportunidade de aprender a arte de processos de tinturaria e estampagem. O “índigo” é dos pigmentos mais emblemáticos, pela sua complexidade e necessidade de alteração química para o processo de tingimento. Terão também a oportunidade de aprender alguns métodos de estamparia como o Shibori uma arte Japonesa e o Eco-Print aproveitado ao máximo a natureza uso da barragem de Santa Clara.
Valor 180 euros tem incluído: Alojamento refeições (Ayurvédica) Matérias para as Oficinas *Haverá também uma aula de ioga de manha. Cada aluno devera trazer roupa adequada como, por exemplo, um avental, luvas de borracha resistentes, e sapatos escuros. Podem também trazer pecas pessoais como, por exemplo: almofadas, napperons, tote bags, t-shirts para customizar, mas não e obrigatório. Importante que este material devera ter uma composição natural, ou maioritariamente natural >75% (seda, algodão, lã, linho.) Claro, e caso queira dar um mergulho na barragem e apanhar um pouco de sol traga o seu fato de banho e toalha.
Indigo e Shibori Iremos aprender a importância e o contexto histórico do Índigo, os caminhos da rota da seda e o caminho marítimo da Índia que trouxeram este pigmento até ao Oriente. Como a química do pigmento Índigo e as alterações necessárias para a sua aptidão ao processo de tingimento.
Iremos fazer:
• Preparação do banho com uso de duas receitas: orgânica e sintética(redução do pigmento)
• Contexto histórico da técnica de estampagem Shibori
• Demonstrações da técnica de Shibori e exploração das técnicas pelos formandos
•Imersão do tecido no banho
• Lavagem.
Eco-Print iremos passear a volta da Barragem de Santa Clara e colecionar algumas folhas e flores para depois aplicarmos num Design. Aprenderemos a extrair a coloração e aplicar nos tecidos, criando assim linda estampa. Tanto na tinturaria como na estampagem é aconselhado os alunos a manterem o diário.
Formadora Ana Quaresma Em Amesterdão e Londres trabalhou na área do têxtil, desenvolvendo coleções de tecidos para os sector de interiores e moda. Foi na sua estadia em Londres que aprofundou o interesse e conhecimento na área do tingimento natural. No ano 2013 fundou Muxima Beachwear em Luanda, uma marca de vestuário de praia, sustentável que prioriza o uso de matérias naturais, trabalhado essencialmente com o algodão orgânico e processo de tingimento natural. Desde 2017 iniciou o projeto Oficina de Índigo, onde até à data lecionou oficinas de Índigo e Shibori em Museus em Lisboa como também no seu estúdio nos “Saloios de Sintra”.
COMO CHEGAR
- Coordenadas: 37,5151380, -8,3988760
- Do Norte & Centro: A2 Direcção Algarve saída Ourique, seguir pela IC1 até a saída de Santana da Serra.
- Do Sul: IC1 saída Santana da Serra
- Ponto de encontro: Parque de estacionamento de Santana da Serra (saída IC1)
Por favor preencher o seguinte formulário e efectuar o pagamento do curso e enviar o comprovante via email para formalizar a sua inscrição: https://www.casadaeiradebaixo.com/formulario
DADOS BANCÁRIOS
NIB : 0269 0109 00200031133 86
IBAN: PT50 0269 0109 00200031133 86
BIC/SWIFT: BKBKPTPL
INFORMAÇÕES
CEB
casadaeiradebaixo@gmail.com
939170079
Ana Quaresma
+ info 933810380
OFICINADEINDIGO@GMAIL.COM
PÁGINA DE FACEBOOK WWW.FACEBOOK. COM/OFICINADEINDIGO/
PÁGINA DE INSTAGRAM WWW.INSTAGRAM. COM/OFICINADEINDIGO/?HL=PT